Biologia de Ambientes Aquáticos Continentais - Mestrado e Doutorado

A planície costeira do Sul do Brasil é caracterizada por uma paisagem de terras baixas com grande presença de lagoas e banhados. Esses habitats mantêm uma biodiversidade alta e podem ser utilizados como fontes de recursos pesqueiros e mananciais de água para a população humana. Apesar de sua importância, os sistemas aquáticos continentais da região ainda são pouco estudados e, ao mesmo, sofrem vários tipos de degradação que podem prejudicar o seu equilíbrio biológico.


Considerando esse cenário, o Programa de Pós-Graduação em Biologia de Ambientes Aquáticos Continentais, da Universidade Federal do Rio Grande, agrega ao compromisso institucional de pesquisa e formação de recursos humanos a possibilidade específica de atuação nesse ambiente com características únicas.


Website aqui: Programa de Pós-Graduação em Biologia de Ambientes Aquáticos Continentais

docentes mestrado - quadro de seq. lógica mestrado - docentes doutorado - quadro de seq. lógica doutorado



Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas - Mestrado e Doutorado

O Programa de Pós-graduação em Ciências Fisiológicas, tem como objetivo central a formação de recursos humanos capacitados ao desenvolvimento de pesquisa e ensino nesta área, no nível de mestrado e doutorado.

Tal formação, na FURG, já vinha ocorrendo de forma secundária no contexto do programa de pós-graduação em Oceanografia Biológica desde 1985. Além disso, o Depto. de Ciências Fisiológicas já tinha experiência no oferecimento de curso de pós-graduação "lato sensu" (especialização). A evolução natural dos fatos, portanto, conduziu a uma ampliação da capacidade formadora de recursos humanos, consolidando-se num programa de pós-graduação "stricto sensu". Face ao histórico apresentado, onde destaca-se uma tendência de ampliação do número de docentes envolvidos com esta área, bem como de sua produção intelectual, estabeleceu-se de um ambiente claramente favorável à plena consecução dos objetivos propostos.

Cabe também mencionar que o Comitê Assessor da área de Fisiologia do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) realizou, em 1996, levantamento sobre a situação da pesquisa em fisiologia no país, com o objetivo de identificar as áreas mais carentes, bem como a existência de grupos de pesquisa com potencial para suprir tais carências.  Uma das áreas mais carentes identificadas foi justamente a de Fisiologia Animal Comparada e, o grupo da FURG foi considerado como com grande potencial para contribuir na formação de pesquisadores na área.


Website aqui: Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas - Mestrado e Doutorado

docentes mestrado - quadro de seq. lógica mestrado - docentes doutorado - quadro de seq. lógica doutorado