Entre os dias 8 e 17 de janeiro, sete alunos de graduação (Ciências Biológicas - Zoologia) e três professores da University of Leicester, do Reino Unido, estarão em Rio Grande para um curso de verão, organizado por professores do Instituto de CiênciasBiológicas (ICB), Duane Fonseca, e do Instituto de Oceanografia (IO), Grasiela Pinho, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Durante os nove dias, professores e alunos de pós-graduação do IO e ICB ministrarão aulas em campo e em laboratório.

Esta é a terceira temporada do curso. A atividade integra a grade curricular de alunos de Ciências Biológicas da University of Leicester.

O grupo chegou à cidade na tarde do dia 8/1, quando houve uma palestra de boas-vindas.

As atividades de campo iniciaram na terça-feira (9/1), com uma saída de campo nas marismas da Ilha da Pólvora e Ilha dos Marinheiros. No dia seguinte, o grupo seguiu para a ESEC do Taim, para a observação da fauna e flora, com especial atenção para a observação de pássaros – hobby extremamente popular para os ingleses. Nesta oportunidade também foram demonstradas técnicas de coleta de insetos, assim como observação da biodiversidade da entomofauna da região. Na quinta-feira (11/1) o grupo seguiu para a Praia do Hernemegildo, onde foi feita a prospecção de fósseis nos Concheiros e observação de aves migratórias, mamíferos marinhos e répteis na praia.

Na sexta-feira, a programação foi um aula prática em ecotoxicologia e ecofisiologia que consistiu em experimentos com invertebrados para avaliar os efeitos da exposição à herbicidas e hipoxia no na atividade de algumas enzimas e no comportamento dos animais.

No sábado, o grupo participará de uma atividade científica-ambiental de coleta de lixo na Praia do Cassino. O lixo será coletado seguindo uma metodologia científica pré-estabelecida. Após, será feita uma visita guiada na Estação Marinha de Aquicultura da FURG. Após o domingo livre, na segunda-feira (15/1), o grupo embarcará na Lancha Oceanográfica Larus e navegará pelo estuário, fazendo coletas de zooplâncton e parâmetros físico-químicos, além da observação de mamíferos marinhos.

No último dia de curso, terça-feira, os alunos trabalharão nos dados coletados ao longo de todas as saídas e elaborarão relatórios e apresentações sobre todas as atividades desenvolvidas durante o curso. Em 17 de janeiro, o grupo retorna para a Inglaterra, onde darão continuidade ao trabalho desenvolvido durante o curso na FURG.

Este curso dá continuidade às atividades desenvolvidas no âmbito do Memorando de Entendimento, estabelecido em maio de 2015, entre a FURG e a University of Leicester. Por este Memorando, as duas instituições concordaram em promover e desenvolver a cooperação nas áreas de Ciências Biológicas e Oceanografia Biológica, Física, Química e Geológica, através de programas cooperativos de ensino e pesquisa.

 

 


No primeiro semestre de 2018, a FURG irá sediar a 12ª Reunião Regional da Federação de Sociedades de Biologia Experimental. O evento ocorrerá entre os dias 31 de maio e 2 de junho, no Cidec-Sul e está sendo organizado pelo Instituto de Ciências Biológicas - ICB.

Com a temática “A Biologia Experimental e a Biotecnologia no Sul do Brasil”, a reunião tem como objetivo promover o intercâmbio entre os professores e pesquisadores, incentivando e difundindo a ciência, e estimulando áreas estratégicas para a região.

Segundo uma das coordenadoras da atividade, professora Ana Paula Votto, da FURG, o evento tem importância fundamental na formação de graduandos e pós-graduandos da região, além de procurar despertar a vocação de jovens cientistas, oferecendo cursos e palestras voltados a este público.

A programação contará com sessões de painéis, conferências e conferências plenas apresentadas ao grande público, módulos temáticos, e simpósios, que ocorrerão sobre diversos temas simultaneamente, além de cursos ofertados durantes os três dias do evento. Dentre os módulos temáticos, dois terão como foco principal os estudantes do ensino médio e graduandos da licenciatura.

“Sem dúvidas, a oportunidade de sediar este evento, reunindo em nossa universidade pesquisadores de destaque nacional e internacional de grande relevância científica será uma experiência única para um amplo espectro de público no sentido de conhecer e discutir aspectos de diversas áreas da ciência”, ressaltou a coordenadora.

Outras informações sobre as inscrições serão divulgadas em breve e podem ser acessadas no http://www2.fesbe.org.br/

 

 

 


 

Resultado aqui

 

 


ICB divulga Curso teórico de manipulação de animais para experimentação.

 

 


ICB divulga Guia de medidas para acidentes com substâncias químicas.

 

 


Nome

Aline Pelayo Hirsch Conti

Bryan Martins Barbosa

Cainã Pereira Rodrigues

Carolina Teixeira da Silva

Caroline Camposilvan Zanella

Cassiano Ricardo Machado da Silva

Cinthia Boroni Mourão

Darlene Cabrera Dalbão

Eduardo Espíndola de Carvalho

Eduardo Silva de Oliveira Webery

Elisabete de Oliveira Bersch

Gabriel Cestaro

Gabriela Salles Chepe

Gilberto Paz Cadaval

Guilherme de Paula Silva

Jhulia Mulato

Julia da Silveira Mattos

Julia Feijó Oyarzabal

Juliane da Costa Teixeira

Leonardo Gonçalves dos Santos

Letícia Conceição de Souza

Luciana Antonia Vaz Correa

Marco Antonio Silva Marques

Mariana Xavier de Oliveira

Matheus Braga Dias

Matheus de Oliveira Santiago

Nodaika Silveira dos Santos

Ryã Góes da Silva

Taiane Hehling Guimarães Duarte

Tainã da Silva Rodrigues

Thalis Amaral da Silva

Uriel Luis Ferreira do Amaral

Vanessa Lessa de Freitas

 

As entrevistas ocorrerão no Bloco 1 do ICB dia 18/10/2017. Os candidatos serão chamados por ordem alfabética a partir das 8h30. Os candidatos devem chegar no horário por risco de perder a entrevista.

 

Cláudia Borges

Secretária Geral do ICB

(53) 3233.6633

 

 


Com o tema “No Google tem tudo o que a gente procura: Desafios da Docência na Era Digital" acontece na próxima sexta-feira, 29, às 15h, mais uma palestra do Projeto BioLic em Ação, do curso de Ciências Biológicas Licenciatura da FURG.

Nessa edição a professora do Instituto de Educação - IE e da Secretaria de Educação a Distância – SEaD, da FURG, Joice Esperança irá abordar as questões que estão relacionadas ao ensino e os desafios que a escola enfrenta com o avanço das tecnologias.

O evento acontecerá no auditório da SEaD da FURG, no Campus Carreiros, e está sendo promovido pela coordenação do curso de Ciências Biológicas Licenciatura, da FURG.

O intuito dessa atividade é poder problematizar os modos de ensinar e de aprender potencializados pelas mídias digitais e assim proporcionar aos nossos acadêmicos um contato com a realidade que ele terá que lidar quando estiver na sala de aula, afirma a coordenadora do curso de Ciências Biológicas Licenciatura, professora Daza Filgueira.

Segundo a coordenadora o evento é aberto para os estudantes de todos os cursos, professores e técnicos da FURG.

A inscrição é gratuita e pode ser feita no local da palestra.

 

Telefone profa. Daza Filgueira : 981080702

Telefone profa. Joice Esperança: 991721429

 

 


 

Poderão participar das oficinas na 16ª MPU/FURG docentes, discentes, técnicos administrativos em educação da FURG ou de outras IES e comunidade em geral. Para mais informações consultar o regulamento disponível em http://www.mpu.furg.br/index.php/regulamento

Inscrições aqui: https://sinsc.furg.br/detalheseventos/636

 

 


A direção do Instituto de Ciências Biológicas da FURG agradece aos acadêmicos dos cursos de Ciências Biológicas Bacharelado, Tecnologia em Toxicologia Ambiental, Ciências Biológicas Licenciatura, aos técnicos administrativos em educação e aos docentes do Instituto que auxiliaram na organização da exposição do ICB e na divulgação de seus cursos ao público que esteve presente na Feira das Profissões da FURG, realizada nos dias 25, 26 e 27 de agosto no Partage Shopping.
Abrilhantaram o momento os materiais cedidos pelo LEPD, o NEUROEDUCA Pocket, a oficina do Micro ao Macroscópico, do Bisfenol-A, o mundo das células e a Bio e Tóxico em Exposição. A união das equipes dos diferentes cursos e dos servidores do ICB cumpriu com as expectativas traçadas e deu visibilidade ao Instituto.

Abaixo podem ser visualizados alguns registros da participação do ICB na Feira das Profissões da FURG.

 

 

 


Na próxima sexta-feira, 11, às 14h, será realizada a palestra “Vivendo a docência: compartilhando história e saberes”, com as professoras aposentadas Gilma Trindade, da área das Ciências Biológicas, da FURG e Nilza Rita Fontoura, da área de Língua Portuguesa da FURG. 

O evento acontecerá no auditório da Secretaria de Educação a Distância da FURG, no Campus Carreiros, e está sendo promovido pela coordenação do curso de Ciências Biológicas - Licenciatura, da FURG. 

Segundo a professora Daza Filgueira, coordenadora do curso de Ciências Biológicas - Licenciatura, outros eventos já estão sendo organizados com intuito de discutir o tema da docência com os acadêmicos. “A ideia é que outros encontros como esse ocorram para discutir algumas angústias do dia a dia dos nossos alunos”, afirma a professora.

A inscrição é gratuita e pode ser feita no local da palestra.

 

 


 

 

A comissão eleitoral do ICB divulga o resultado da Eleição para Coordenador Adjunto do Curso Tecnologia em Toxicologia Ambiental.

A ata da eleição pode ser consultada no link abaixo.

Ata da eleição

Atenciosamente.

Comissão Eleitoral do ICB

Rio Grande, 15 de maio de 2017.

A comissão de Eleição do ICB torna pública a lista de aptos a votar no próximo dia 12 de maio de 2017 para eleger o Coordenador adjunto do curso de Tecnologia em Toxicologia Ambiental.

Lista de Discentes
Lista de Docentes

Atenciosamente.
Comissão Eleitoral do ICB
Rio Grande, 11 de maio de 2017.

A Comissão de Eleição do Instituto de Ciências Biológicas – ICB/FURG divulga os candidatos homologados da eleição para Coordenador Adjunto do curso de Tecnologia em Toxicologia Ambiental do ICB.

Canditos homologados:
Candidato único:
Candidato a Coordenador Adjunto: Prof. Dr. Robert Tew Boyle

A Comissão lembra que a eleição para Coordenador adjunto do curso de Tecnologia em Toxicologia Ambiental do ICB, ocorrerá no dia 12 de maio de 2017 das 8hs às 17hs através do sítio eletrônico www.consultas.furg.br.

Atenciosamente,
Comissão Eleitoral do ICB
Rio Grande, 10 de maio de 2017.

O PPGCF convida  para o curso WHY & HOW to write a paper effectively” com o professor Gilson Volpato. Este evento esta sendo organizado pelo PPGCF em conjunto com o PPG em Engenharia e Ciência de Alimentos. Se trata de um curso aberto para toda a comunidade acadêmica.

http://www.ppgalimentos.furg.br/index.php/eventos

O Conselho do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), em reunião realizada no dia 05 de Maio de 2017, aprovou a Regulamentação da eleição para Coordenador Adjunto do Curso de Tecnologia em Toxicologia Ambiental oferecido pelo ICB.

Acesse AQUI a Regulamentação do Processo de Eleição.

Acesse AQUI o Calendário de Eleição

Acesse AQUI o Formulário de Inscrição.

Atenciosamente,

Comissão Eleitoral do ICB

  

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG

INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICB

Av. Itália Km 8 – Rio Grande – RS – Brasil fone/fax: 53-3233.6633

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Resultado da seleção de estágio do ICB

Nome

Classificação

Michele Borges Leitzk

Alessandra Friedrich Kravczuk

Renan Mariano de Oliveira Santos

Jozeane Lopes Villar

Mariany Cristine Lopes Negrão

Marcos Roberto Schiavon da Costa

Vinicius Castro Peña

Herson Alex Santos

Daison Xavier Conceição

Rodrigo Desessards Jardim

Vice-Diretor do ICB

 

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG
INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Av. Itália, km 8, Bairro Carreiros, Rio Grande - RS, CEP: 96.203-900 - Fone (53)32336633

http://www.icb.furg.br

 

Ata de Eleição para coordenação adjunta do curso de Especialização em Abordagem Multidisciplinar em Dependência Química do ICB

Biênio 2017-2018

Nos dias 14 a 15 de março de 2017 a Comissão Eleitoral realizou o processo para a escolha do Coordenador Adjunto do Curso de Abordagem Multidisciplinar em Dependência Química.

A votação foi feita através do sítio www.consultas.furg.br, no período compreendido entre as 8h do dia 14/03 e 17h do dia 15/03. Finalizada a votação, os relatórios de votação foram recebidos pela Comissão Eleitoral do ICB provenientes do NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação no dia 16 de março de 2017. Podendo ser consultados o total de votantes e o número de aptos a votar de cada segmento no mapa de votação em anexo.

Considerando os pesos atribuídos para cada segmento (50% discente e 50% docente), procedeu-se o cômputo do percentual de votos obtidos pelas chapas inscritas para cada curso segundo a fórmula abaixo:

O percentual de votos válidos na candidata inscrita, Profª Mariana Appel Hort, para coordenadora adjunta do curso de Abordagem Multidisciplinar em Dependência Química foi de 75%.

Sem mais nada a tratar, todos os documentos relativos a esta eleição foram encaminhados a Secretaria Geral do Instituto de Ciências Biológicas.

                             

                              Comissão Eleitoral do ICB

Profª. Isabel Soares Chaves

Adm. Cristiane Souto Santos

Acad. Priscila Antiqueira

Rio Grande, 16 de março de 2017.

MAPA DE VOTAÇÃO

Abordagem Multidisciplinar em Dependência Química

Segmento docente

Segmento discente

Votos na chapa

75%

Número de eleitores aptos a votar

4

0

Votos válidos

3

0

Votos Nulos

0

0

Inscrições homologadas e horário das entrevistas para estágio remunerado no ICB

As entrevistas serão no dia 16/03/2017, no horários abaixo.

 

 

Nome

Horário da entrevista

Alessandra Fredrich Kravczuk

9h

Daison Xavier Conceição

9h15

Herson Alex Santos

9h30

Isabela Candido Andrade

9h45

Jozeane Lopes Villar

10h

Marcos Roberto Schiavon da Costa

10h15

Mariny Cristine Lopes Negrão

10h30

Michele Borges Leitzk

10h45

Renan Mariano de Oliveira Santos

11h

Vinicius Castro Peña

11h15

Cláudia Borges

Secretária Geral do ICB

FURG divulga edital para contratação de professor substituto 

A Universidade Federal do Rio Grande (FURG) divulga edital para contratação de docente substituto para o Instituto Ciências Biológicas (ICB). Os interessados podem realizar a inscrição de 13 A 17 de março, na Divisão de Protocolo, localizada no campus Carreiros.

O selecionado irá ministrar as disciplinas de Diversidade Vegetal I e Biologia e Sistemática dos Vegetais Inferiores. O candidato deve possuir Graduação em Ciências Biológicas ou Ecologia ou Biologia Marinha ou Oceanologia ou Oceanografia, com Mestrado em Botânica ou Mestrado em Biologia de Ambientes Aquáticos Continentais ou Mestrado em Oceanografia Biológica ou Mestrado em Biologia Vegetal ou Mestrado em Ciências Biológicas

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 3233-6696 ou no edital.

A Comissão de Eleição do Instituto de Ciências Biológicas – ICB/FURG divulga a lista de aptos a votar nas eleições para Coordenador Adjunto do CURSO ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR EM DEPENDÊNCIA QUÍMICA - Biênio 2017-2018.

-Docentes

-Não há discentes aptos a votação

A Comissão lembra que a eleição para Coordenador Adjunto do CURSO ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR EM DEPENDÊNCIA QUÍMICA do ICB, ocorrerá nos dias 14 e 15 de Março de 2017 através do sítio eletrônico www.consultas.furg.br.

Atenciosamente.

Comissão Eleitoral do ICB

Rio Grande, 03 de Março de 2017.