Matéria Biofísica
Ana Paula De Souza Votto
Graduada em Ciências Biológicas Licenciatura e Bacharelado, 2001, FURG; Mestre em Ciências Fisiológicas - Fisiologia Animal Comparada, 2004, FURG; Doutora em Ciências Fisiológicas - Fisiologia Animal Comparada, 2010, FURG. Adj I, DE.
Possui graduação em Ciências Biológicas Licenciatura e Bacharelado (2001), mestrado (2004) e doutorado (2010) em Ciências Fisiológicas - Fisiologia Animal Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Atualmente é professora adjunta do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da FURG. Atua na matéria Biofísica, ministrando aulas nas disciplinas relacionadas à Biofísica e Cultura Celular. Sua pesquisa está voltada aos processos celulares relacionados à proliferação, sobrevivência e mecanismos de resistência, estudando o efeito de diversos agentes em linhagens celulares, com ou sem o fenótipo de resistência a múltiplas drogas. Atua no projeto de extensão de cursos de férias sobre radiações solares, ministrados para alunos e professores da rede pública de ensino.
Daza de Moraes Vaz Batista Filgueira
Possui graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande (2003), mestrado em Ciências Fisiológicas - Fisiologia Animal Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande (2006) e doutorado em Ciências Fisiológicas - Fisiologia Animal Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande (2010). Realizou pós-doutorado pela mesma Instituição (2011-2012), onde atuou como responsável pela realização de cursos de extensão em Fisiologia e Promoção da Saúde, Radiações Solares e Toxicologia Ambiental. Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Rio Grande. Durante o doutorado participou da organização e execução de cursos de extensão para alunos e professores do ensino básico e para acadêmicos do ensino superior utilizando a ficção científica para o ensino da fisiologia. Participa da organização e execução de Cursos de Férias em Radiações Solares, realizados para professores, alunos da rede pública de ensino, e alunos do ensino superior promovidos pelo Grupo de Estudos em Estratégias de Educação para a Promoção da Saúde (GEEPS-FURG), que é vinculado a Rede Novos Talentos. Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Biofísica e Fisiologia Comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: radiação ultravioleta, radiação não-ionizante, cultura celular e sinalização celular envolvida na resposta de migração pigmentar.
Marta Marques De Souza
Graduada em Ciências Biológicas, 1987, UFRJ. Mestre em Ciências (Fisiologia Geral), 1991, USP. Doutora em Ciências (Fisiologia Geral), 1995, USP. Adj I, DE.
Formou alunos em Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado. Desenvolve Pesquisa em Fisiologia Animal, com ênfase em Fisiologia Celular, atuando principalmente nos temas: equilíbrio hidro-eletrolítico e volume celular em animais aquáticos (principalmente cnidários, moluscos e crustáceos) sob estresse osmótico e/ou químico. Ministra aulas para os Cursos de Medicina, Enfermagem, Ciências Biológicas e Tecnologia em Toxicologia Ambiental. Participa de Curso de Extensão (sobre Radiações Solares) para Professores e Alunos do Ensino Médio.
Robert Tew Boyle
Possui graduação em Ciencia Aplicada a Biotechnologia - Alamance Community College (1992), graduação em Biology - East Carolina University (1993) e doutorado em Biologia Comparada pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é Professor Associado do Instituto de Ciências Biologicas de Universidade Federal do Rio Grande (FURG) (2009). Tem experiência na área de Biologia Celular e Biofisica Celular com ênfase em transporte intracelular, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura celular, regulação de volume celular, células pigmentadas, proteínas motoras, fisiologia de cnidaria e crustaceos.
Matéria Bioquímica
Carlos Eduardo Da Rosa
Graduado em Ciências Biológicas, 2001, UFSC. Mestre em Ciências Fisiológicas - Fisiologia Animal Comparada, 2004, FURG. Doutor em Ciências Fisiológicas - Fisiologia Animal Comparada, 2009, FURG. Adj. I DE.
Ensino: atua nos cursos de graduação em Ciências Biológicas Licenciatura e no Curso de Tecnologia em Toxicologia Ambiental ministrando aulas nas disciplinas de Bioquímica, Testes Toxicológicos e Tutoria nas disciplinas de Trabalho de Graduação I e II. Além disso, orienta alunos de iniciação científica e trabalhos de graduação.
Pesquisa: Desenvolve pesquisa na área de Efeitos Fisiológicos de Poluentes e Adaptações Bioquímicas e Biologia Molecular, com ênfase no efeito de contaminantes sobre o desenvolvimento embrionário e larval de organismos aquáticos e terrestres e na ontogenia dos sistemas de detoxificação celular.
Extensão: Desenvolve projeto de extensão na área de desenvolvimento de material multimídia para o ensino de Biologia Molecular e Bioquímica.
José María Monserrat
Graduado em Ciências Biológicas, 1988, Universidade de Buenos Aires - Argentina; Mestre em Bioestatística, 1993, Universidade de Buenos Aires - Argentina; Doutor em Oceanografia Biológica, 1997, FURG; Adj. III, DE.
Formado com honras em Ciências Biológicas pela Universidade de Buenos Aires, Argentina em 1988. Fez mestrado em Bioestatística, pela mesma Universidade, tendo defendido a tese em 1993. Concluiu o doutorado em Oceanografia Biológica pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG em 1997.
Atualmente é Professor Adjunto da FURG, no Instituto de Ciências Biológicas. Publicou 89 artigos em periódicos especializados e 4 capítulos de livros. Atua na área de Bioquímica e Fisiologia Animal Comparada, com ênfase em Estresse Oxidativo e Toxicologia Aquática. Novas linhas de pesquisa iniciadas: Quimioprevenção de Compostos Tóxicos e Nanotoxicologia. É professor permanente nos programas de pós-graduação de Ciências Fisiológicas - Fisiologia Animal Comparada e Aquicultura e professor colaborador no programa Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. É avaliador de projetos científicos submetidos a agencias nacionais e estrangeiras e revisor científico em mais de 15 revistas internacionais, sendo um dos editores da revista Journal of Brazilian Society of Ecotoxicology e membro do corpo editorial das revistas Acta Toxicológica Argentina, Chemistry and Ecology e The Open Toxicology Journal. Índice h: 17 (base de dados: Scopus).
Juliane Ventura Lima
Professora associada na Universidade Federal do Rio Grande, formada em Química licenciatura com habilitação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande, possui Mestrado e Doutorado em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal do Rio Grande tendo realizado período de doutorado sanduíche na Università Politecnica delle Marche, Istituto de Biologia e Genetica, Itália. Atualmente, ministra disciplina de Bioquímica médica no curso de Medicina e Bioquímica Aplicada à Enfermagem para o curso de Enfermagem da FURG. Além disso, atua como professora dos cursos de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas e Aquacultura (ambos da FURG) sendo orientador de Mestrado e Doutorado. Até o momento orientou 10 dissertações de mestrado e 5 de doutorado (concluídos) e atualmente orienta 54dissertações de mestrado e 1 de doutorado . As principais áreas de atuação são: Toxicologia aquática, Estresse oxidativo, Microplásticos, Quimioprevenção, Nanotoxicologia. É bolsista produtividade do CNPq (PQ2) na temática de efeitos induzidos pela exposição aos microplásticos em diferentes modelos biológicos e também coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas-FURG.
Juliano Zanette
Graduado em Ciências Biológicas - Bacharelado, 2003, UFSC. Graduado em Ciências Biológicas - Licenciatura, 2005, UFSC. Mestre em Oceanografia Biológica, 2005, FURG. Doutor em Biotecnologia, 2009, UFSC. Adj. I DE
Ensino: Professor Adjunto da Matéria Bioquímica na FURG, ICB, atuando nos cursos superiores de Ciências Biológicas e Tecnologia em Toxicologia Ambiental.
Pesquisa: Tem experiência na área de Bioquímica e Biologia Molecular, com ênfase em Biomarcadores de Contaminação Aquática, atuando principalmente nos seguintes temas: biomarcadores bioquímicos e moleculares em vertebrados e invertebrados; monitoramento ambiental; poluição; biotransformação, citocromos P450 (CYP). Possui colaboração com o Woods Hole Oceanographic Institution (WHOI, MA, USA).
Extensão: projeto :Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular a partir de situações cotidianas utilizando as tecnologias da informação.
Luis Fernando Fernandes Marins
Graduado em OCEANOLOGIA pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (1987), mestrado (1993) e doutorado (2001) em Oceanografia Biológica (FURG), com estágio no exterior (University of Southampton, UK). Atualmente é Professor Associado do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), orientador do Programa de Pós-graduação em Ciências Fisiológicas (PPGCF-FURG), orientador do Programa de Pós-graduação em Aquicultura (PPGAq-FURG), e Presidente da Comissão Interna de Biossegurança (CIBio-FURG). Desenvolve pesquisa na área de Biologia Molecular e Engenharia Genética aplicada a organismos aquáticos e microrganismos com potencial biotecnológico. Os principais temas abordados envolvem o desenvolvimento de modelos de peixes geneticamente modificados para estudos fisiológicos, reprogramação genética de bactérias probióticas para utilização na aquacultura e edição genômica de microrganismos fotossintetizantes para a produção de biocombustíveis. Lidera o Grupo de Pesquisa "Engenharia Genética e Biotecnologia".
Matéria Botânica
Adriana Saccol Pereira
Possui graduação em Ciências Biológicas Licenciatura (UCS), mestrado em Aquicultura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutorado em Biologia Animal - ênfase em Biodiversidade pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Pós-Doutorado em Ecologia (UFSC). Atua na área de Dinâmica de Comunidades, Educação em Ciências e Biologia, Arqueobotânica e Zooarqueologia. Atualmente é docente na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Instituto de Ciências Biológicas (ICB - FURG), atuando nos cursos de Ciências Biológicas Licenciatura, Arqueologia e Especialização em Diversidade Vegetal.
Danilo Giroldo
Reitor e professor titular da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Possui graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado) pela Universidade Federal de São Carlos (1995), mestrado e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (1998 e 2003), tendo realizado estágio doutoral na Universidade de Oslo, Noruega (2002). Atua na área da Ficologia, especialmente nos temas de cultivo e eco-fisiologia de microalgas de água doce e estuarinas, com ênfase na produção, excreção e impactos ecológicos de compostos orgânicos. Atuou como Chefe do Departamento de Ciências Morfo-biológicas, Diretor e Vice-Diretor do Instituto de Ciências Biológicas, Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Gestor do OCEANTEC Parque Tecnológico, Vice-Reitor e presidiu o Arranjo Produtivo Local do Polo Naval e Energia de Rio Grande e Entorno.
Elaine Cotrim Costa
Bióloga Licenciada (2013) e mestra em Biodiversidade Vegetal (2016) pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Doutora em Biologia Vegetal (2021) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atua na área de Botânica, principalmente nos seguintes temas: Anatomia e Desenvolvimento Vegetal, Histoquímica Vegetal e Citologia Vegetal. Atualmente é professora adjunta de Anatomia Vegetal no Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Tem pesquisado respostas estruturais, ultraestruturais e funcionais em interações plantas hospedeiras-insetos galhadores e o ambiente.
Emanuela Garbin Martinazzo
Possui graduação em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Mestrado em Agronomia / Fisiologia Vegetal pela Universidade Federal de Lavras, MG. Doutorado em Fisiologia Vegetal pela Universidade Federal de Pelotas, RS. É professora do Instituto de Ciências Biológicas da FURG. Tem experiência em ecofisiologia vegetal, metabolismo fotossintético e fisiologia de sementes.
Junior Borella
Professor efetivo de Botânica/Fisiologia Vegetal do ICB/FURG. Graduação em Ciências Biológicas pela URI/FW (2008). Mestrado (2011) e doutorado (2015) em Fisiologia Vegetal pela UFPel, com Doutorado Sandwich na RWTH Aachen University (Aachen/Alemanha) e Max Planck Institute of Molecular Plant Physiology (Potsdam-Golm/Alemanha). Realizei pós-doutorado na UFPel, trabalhando com fotossíntese e na UFRRJ no departamento de Fitotecnia, trabalhando com fisiologia de herbicidas em plantas. Atualmente desenvolve pesquisas na área de Ecofisiologia de plantas de áreas úmidas (alagadas e aquáticas). Professor do PPG Biologia de Ambientes Continentais (FURG) e PPG Fisiologia Vegetal (UFPel).
Sônia Marisa Hefler
Graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade de Passo Fundo (1999), mestrado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade Federal do Paraná (2002) e doutorado em Ciências: Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Atuou como Professora da PUCPR de 2003 à 2008 (Cursos de Agronomia e Biologia Bacharelado). Desde de 2008 é professora do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande e atua nos Cursos de Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura e Bacharelado, Tecnólogo em Toxicologia Ambiental; Curso EAD em Ciências; Especialização em Diversidade Vegetal (Coordenadora); Especialização no EAD C10 e no Programa de Pós Graduação em Biologia de Ambientes Aquáticos Continentais. Tem experiência na área de Botânica, ênfase em Taxonomia de Fanerógamos, atuando principalmente nos seguintes temas: florística, taxonomia, macrófitas aquáticas, etnobotânica, inventário de cobertura vegetal, botânica aplicada ao Ensino de Biologia e Ciências. Atuou na coordenação de área do PIBID (2011 a 2022); Curadora do herbário HURG (2012-atual) e Coordenadora do Residência Pedagógica/Biologia (2022-atual). Participou dos grupos de pesquisa GEQPC (Educação) e HURG, Grupo de pesquisa GEFLOS (coordenadora).
Matéria Ciências do Campo
Adriana Tourinho Salamoni
Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Pelotas (1993), mestrado em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (1998) e doutorado em Processos Biotecnológicos pela Universidade Federal do Paraná (2004). Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande. Atua nas áreas de Anatomia e Fisiologia Vegetal, Bioquímica e Biotecnologia.
Ana Silvia Rolon
Possui graduação em Ciencias Biológicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos(2003), mestrado em Biologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos(2006), doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos(2011) e pós-doutorado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos(2012). Atualmente é Professor Adjunto-C da Universidade Federal do Rio Grande e Revisor de periódico da Neotropical Biology and Conservation. Tem experiência na área de Ecologia. Atuando principalmente nos seguintes temas:plantas aquáticas, diversidade, conservação, Rio Grande do Sul, Parque Nacional da Lagoa do Peixe e unidade de conservação.
Christianne Lorea Paganini
Possui graduação em Oceanologia pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1999), mestrado em Ciências Fisiológicas: Fisiologia Animal Comparada pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2002) e doutorado em Oceanografia Biológica pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2008). Tem experiência na área de Fisiologia Animal Comparada, com ênfase em Fisiologia de Crustáceos, bem como na área de Biofísica, com ênfase em transportadores celulares. Atua realizando pesquisas sobre iono e osmorregulação, bem como os efeitos de poluentes, como metais, em animais aquáticos. Docente da Universidade Federal Do Rio Grande -FURG, atuando nos cursos de Agroecologia e Licenciatura em Educação do Campo.
Eduardo Saldanha Vogelmann
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (2009), Mestrado em Ciência do Solo pela Universidade Federal de Santa Maria (2011) e Doutorado em Ciência do Solo pela Universidade Federal de Santa Maria (2014). Atualmente é Professor do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande, Campus São Lourenço do Sul. Atua no desenvolvimento de projetos de pesquisa, ensino e extensão voltados à hidrogeomorfologia, conservação dos recursos naturais e agricultura familiar com base agroecológica.
Germano Ehlert Pollnow
Professor substituto - Campus de São Lourenço do Sul
Engenheiro Agrônomo, Mestre e Doutor em Agronomia com ênfase em Agricultura Familiar. Professor substituto na Universidade Federal do Rio Grande - FURG, para os cursos de Agroecologia, Gestão Ambiental e Licenciatura em Educação do Campo. Exerce atividades de pesquisa junto ao Centro de Conhecimento para os Artigos 17 e 18 da Convenção-Quadro para Controle do Tabaco da OMS. Esteve entre 2020/2021 em Córdoba/Espanha em período de doutoramento sanduíche através do Programa Capes/PrInt, no Instituto de Estudios Sociales Avanzados/Consejo Superior de Investigaciones Científicas (IESA/CSIC). Tem experiência na área de ciências agrárias, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar, agroecologia, extensão rural, diversificação produtiva, Convenção-Quadro para Controle do Tabaco, certificação participativa, certificação de orgânicos, mercados institucionais, desenvolvimento rural e sucessão familiar.
Ivan Sestari
Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria. Doutorado em Fisiologia e Bioquímica de Plantas pela Universidade de São Paulo - ESALQ-USP. Pós-Doutorado no Laboratório de Controle Hormonal do Desenvolvimento Vegetal da ESALQ-USP. Tem experiência na área de Fisiologia Vegetal, com ênfase em Fisiologia Pós-Colheita, atuando principalmente nos seguintes temas: regulação hormonal do amadurecimento de frutos e tolerância de frutos a estresses bióticos e abióticos.
Jaqueline Durigon
Doutora em Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014), Mestre em Botânica pela mesma Universidade (2010) e bióloga licenciada pela Universidade Federal de Santa Maria (2008). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), nos cursos de Bacharelado em Agroecologia e Educação do Campo, e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar (PPGSPAF) da Universidade Federal de Pelotas. É coordenadora do projeto de extensão PANCPOP: popularizando o uso de Plantas Alimentícias Não Convencionais. Tem experiência na área de Botânica, atuando principalmente nos seguintes temas: conservação natural e cultural do bioma Pampa e manejo agroecológico da sociobiodiversidade alimentícia.
Marcelo Tempel Stumpf
Engenheiro Agrônomo formado pela Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Mestre e Doutor em Zootecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor adjunto do curso de Agroecologia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).
Marcio de Medeiros Gonçalves
Sou Agrônomo, diplomado em Agronomia na UFPEL e Doutor em Ciências pelo Programa de Pós Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar da mesma Universidade. Sou professor da Universidade Federal de Rio Grande, Campus São Lourenço do Sul, e responsável pelas disciplinas de Sistemas Agroflorestais, Sistemas Agroecológicos de Produção Vegetal I e Introdução a Agroecologia. Tenho experiência nas áreas de manejo ecológico do solo, sistemas agroflorestais, sistemas orgânicos (ênfase em olericultura), certificação orgânica na modalidade "sistema participativo", fitossanidade em sistemas orgânicos, extensão rural, produção de fertilizantes orgânicos, agricultura urbana, minhocultura e educação no ensino superior. Agroecologia como uma ciência.
Patrícia Braga Lovatto
Possui Graduação em Ciências Biológicas/Ecologia - bacharelado (UNISC/2002), Licenciatura em Ciências Biológicas (Universidade de Franca/2017), Mestrado em Desenvolvimento Regional (UNISC/2007), Doutorado em Sistemas de Produção Agrícola Familiar (UFPEL/2012) e Pós Doutorado pela Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel - FAEM/UFPEL (DOCFIX/FAPERGS/CAPES 2017). Fez parte do corpo de professores colaboradores do Programa de Pós Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar da UFPEL, ministrando disciplinas e orientando estudantes em nível de mestrado e doutorado (2012/2017). Atuou como pesquisadora visitante na Estação Experimental Cascata da EMBRAPA Clima Temperado, concentrando as atividades de pesquisa e extensão na construção participativa de tecnologias sociais para transição agroecológica (2010/2017). Atuou como assessora de projetos do Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia-FLD/CAPA, Núcleo Pelotas/RS onde articulou a campanha de luta contra o uso de agrotóxicos no Território Zona Sul e desenvolveu e supervisionou projetos ligados à transição agroecológica, regularização ambiental de unidades de produção familiar, cooperativismo e agroindustrialização (2010/2014). Integra desde 2019 a comissão avaliadora do Programa de Pequenos Projetos da Fundação Luterana de Diaconia-FLD, atuando a partir das cinco áreas temáticas: Justiça Econômica, Justiça Socioambiental, Direitos, Ajuda Humanitária e Justiça de Gênero. Em 2017 integrou-se ao Curso de Agronomia/Agroecologia da UFFS/PRONERA no Instituto Educar em Pontão/RS e Curso Técnico em Agroecologia da Escola Família Agrícola da Região Sul - EFASUL. Desde de 2019 é Professora Pesquisadora do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Rio Grande - FURG, Campus São Lourenço do Sul, RS, atuando nos Cursos de Licenciatura em Educação do Campo e Bacharelado em Agroecologia. Está coordenadora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo com ênfase em Ciências da Natureza e Ciências Agrárias da FURG, gestão 2021-2023. Possui experiência nas áreas de ciências naturais e agrárias, com ênfase no estudo dos agroecossistemas em transição agroecológica, manejo agroecológico dos cultivos, entomologia aplicada à Agroecologia, fitoproteção botânica, etnoconhecimento e justiça socioambiental.
Matéria Ecologia
Cleber Palma Silva
Graduado em Ecologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1983), mestrado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988) e doutorado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). É professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Vinculado ao laboratório de Limnologia, na graduação atua em disciplinas de Ecologia, Limnologia, e Gestão Ambiental. Na Pós-Graduação é orientador nos cursos de Biologia de Ambientes Aquáticos Continentais. Tem experiência em limnologia de lagos rasos e banhados, ecologia de macrófitas aquáticas, eutrofização, ciclo do carbono em ambiente aquático, conservação de ambientes aquáticos continentais, e em atividades extensionistas de divulgação científica.
Edélti Faria Albertoni
Possui graduação em Oceanologia pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1982), mestrado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990) e doutorado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Atualmente é professora Titular na Universidade Federal de Rio Grande-FURG, Laboratório de Limnologia, no Instituto de Ciências Biológicas. Atua na área de Ecologia, com ênfase em Comunidades Bentônicas e Fitofauna, principalmente nos seguintes temas: comunidades aquáticas (macrófitas e invertebrados) e processos ecológicos em lagos rasos (produção e decomposição).
Fabiana Schneck
Possuo graduação em Ciências Biológicas (2003), mestrado (2007) e doutorado (2012) em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Sou professora adjunta de Ecologia na Universidade Federal do Rio Grande - FURG e atuo como docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Biologia de Ambientes Aquáticos Continentais (PPGBAC-FURG). Fui coordenadora do PPGBAC-FURG entre 2017 e 2020. Atuei como Coordenadora de Acompanhamento à Pós-Graduação (2021-2022) e atualmente estou Diretora de Pós-Graduação, ambas as atividades exercidas junto à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da FURG. Minhas pesquisas têm como foco principal investigar padrões de biodiversidade em ambientes aquáticos. Também tenho grande interesse em compreender como diferentes atividades humanas afetam as comunidades aquáticas.
Leandro Bugoni
Graduado em Ciências Biológicas, 1998, UFRGS. Mestre em Oceanografia Biológica, 2001, FURG. Doutor em Ecologia e Biologia Evolutiva, University of Glasgow, Reino Unido, 2008. Adj I, DE.
Ensino: É Professor Adjunto I da FURG desde 2010 na área de ecologia, com disciplinas relacionadas em diversos cursos de graduação e pós-graduação.
Pesquisa: realiza pesquisas sobre diversos aspectos da ecologia, migração e conservação de aves marinhas e aquáticas continentais e de tartarugas marinhas, com orientação de alunos de graduação, mestrado e doutorado. Possui dezenas de artigos científicos publicados em periódicos nacionais e estrangeiros sobre o tema, livros publicados ou editados.
Extensão: presta consultoria e assessoria a empresas e diversas instituições nacionais ou estrangeiras, especialmente na área de conservação de espécies ameaçadas de extinção.
Matéria Farmacologia
Ana Julia Reis
Possui graduação em Farmácia pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2015), Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande (2017) e Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande (2021). Integrante do Núcleo de Pesquisas em Microbiologia Médica (NUPEMM) da Universidade Federal de Rio Grande (FURG). Atualmente é bolsista de Desenvolvimento Tecnológico e Industria B (DTI). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, Biologia Molecular, Saúde prisional, Diagnóstico da tuberculose e de outras micobacterioses e Resistência Bacteriana.
Cristiana Lima Dora
Possui graduação em Farmácia pela Universidade Luterana do Brasil (2000), especialização em Biossegurança pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), mestrado em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003), doutorado em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Catarina com estágio sanduíche na Université Joseph Fourier/França (2010). É professora Adjunta IV (classe C) de Farmacologia no Instituto de Ciências Biológicas na Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e docente permanente dos Programas de Pós-graduação em Ciências da Saúde e em Engenharia e Ciências de Alimentos. É líder do Grupo de Pesquisa em Nanotecnologia e Farmacologia e coordenadora do Laboratório de Nanotecnologia (LabNano) da FURG. Atua principalmente no desenvolvimento nanocarreadores para os setores farmacêutico, cosmético, alimentício e da agroindústria e na avaliação da atividade dos produtos desenvolvidos em cultura de células e em modelos animais.
Cristiane Barros Marcos
Graduação em Psicologia - UFSC; Mestrado em Psicologia - UFSC; Professora Assistente - FURG.
Mestre em Psicologia e Graduada em Psicologia (Bacharelado, Licenciatura e Formação de Psicólogo) pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Professora Assistente na Universidade Federal do Rio Grande - FURG, atua nas áreas de ensino, pesquisa e extensão no Centro Regional de Estudos, Pesquisas e Recuperação de Dependentes Químicos CENPRE/Centro Regional de Referência na Capacitação e Recursos Humanos da FURG indicado pela SENAD. É responsável pela disciplina Abordagem Multidisciplinar da Dependência Química. Co-orientou trabalho de conclusão de curso (TCC) de graduação e é orientadora de TCC de especialização, ambos relativos à área da dependência química. É membro da Rede Municipal de Enfrentamento a Violência Contra a Mulher e possui experiência clínica geral e no tratamento de dependentes químicos.
Fabiana Finger Jardim
Possui graduação em Farmácia (2006) e Bioquímica (2007) pela Universidade da Região da Campanha (URCAMP), Especialista em Agentes infecto-parasitários (2010), Mestre (2012) e Doutora (2017) em Ciências da Saúde e Pós-doutora em Ciências da Saúde (2017) e Saúde pública (2018) pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Durante o doutorado realizou estágio no McGill AIDS Centre, Laboratório Referência em HIV/AIDS da Universidade McGill no Canadá (2013-1014). Também realizou parte do doutorado no Laboratório de Genética do Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Rio de Janeiro-RJ (2014 - 2016). Trabalha com epidemiologia molecular de vírus e bactérias relacionados a Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), com potencial de transmissão vertical e também estudos relacionados a genes candidatos. Atualmente é docente no Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da FURG na área de Farmacologia.
Mariana Appel Hort
Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002), graduação em Bioquímica - Tecnologia em Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e mestrado e doutorado em Farmacologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006 e 2011). Foi bolsista de pós-doutorado (CAPES-PNPD) do Programa de Pós-graduação em Bioquímica da Universidade Federal de Santa Catarina (2011-2014). Atualmente é professora adjunta III (classe C) de Farmacologia no Instituto de Ciências Biológicas na Universidade Federal de Rio Grande. Membro permanente Programas de Pós-graduação em Ciências da Saúde (conceito 5) e Ciências Fisiológicas (conceito 5) da FURG. Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-graduaçãoi em Ciências da Saúde (FURG). Tem experiência na área de Farmacologia e Toxicologia pré-clínica, com ênfase no estudo de substâncias neuroprotetoras.
Patrícia Martins Bock
Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) na área de Farmacologia. Professora orientadora do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia e Terapêutica da UFRGS. Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997), ênfase em indústria de medicamentos (2001), mestrado (2000) e doutorado (2015) em Ciências Biológicas - Fisiologia, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou pós-doutorado no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (2015-2019), na área de avaliação de tecnologias em saúde e endocrinologia. Tem experiência na área de Fisiologia, Farmacologia e Bioquímica, atuando em pesquisa clínica e pré-clínica. Desenvolve projetos de pesquisas nas linhas de diabetes e doenças cardiovasculares.
Matéria Fisiologia
Adalto Bianchini
Possui graduação em Oceanologia pela Fundação Universidade do Rio Grande - FURG (1984), mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986) e doutorado em Oceanologia - Université de l État à Liège - Bélgica (1990). Realizou pós-doutorado na McMaster University - Canadá (2000-2001). Atualmente é Professor Titular do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), sócio efetivo da Sociedade Brasileira de Fisiologia, da Sociedade Brasileira de Ecotoxicologia, e da Society of Environmental Toxicology and Chemistry, avaliador de cursos de graduação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), consultor ad hoc da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia Animal Comparada, e atua realizando pesquisas na área de Adaptações Fisiológicas e Efeitos Fisiológicos de Poluentes em animais aquáticos.
Carla Amorim Neves Gonçalves
Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Hab. Biologia pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1995), Mestre em Oceanografia Biológica pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1998) e Doutora em Ciências-Zoologia pela Universidade Federal do Paraná (2003). Professora Associada nível IV - DE da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, no Instituto de Ciências Biológicas, ministra as matérias Fisiologia Humana para os cursos Medicina, Enfermagem e Ciências Biológicas; Bioterismo para o curso de Tecnologia em Toxicologia; Seminário Integradores de Ciências e Biologia, para licenciatura em Ciências Biológicas. Professora e orientadora do curso de Especialização em ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental Ciências é 10. Colaborou e orientou no Programa de Pós Graduação em Ciências Fisiológicas, na disciplina Fisiologia Cardiovascular Comparada (2006-2016). Tem experiência na área de Fisiologia Humana, com ênfase em Fisiologia Cardiovascular, atuando principalmente nos seguintes temas: fisiologia cardiovascular comparada e fisiologia do exercício, células cardíacas, infarto do miocárdio e estresse oxidativo. Coordenadora do projeto de Extensão Museu Virtual do Ensino de Ciências Fisiológicas (MUVIe) desde 2009 (http://www.muvie.furg.br). É pesquisadora no grupo de estudos e pesquisa em saberes e praticas integrativas e complementares em saúde. É membro do Comitê Editorial da Editora da FURG e da Comissão de Extensão do Instituto de Ciências Biológicas.
Carolina Rosa Gioda
Possui graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado) e mestrado em Bioquímica Toxicológica pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Realizou o doutorado em Ciências (Fisiologia) e o Pós-Doutorado em Bioquímica e Imunologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Desenvolve pesquisas nas área de Fisiologia e Bioquímica atuando em projetos relacionados a toxicidade de poluentes atmosféricos.
Duane Barros Da Fonseca
Possui graduação em Biologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), mestrado em Oceanografia Biológica pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande - FURG - (1998) e doutorado em Biologia - University of Leicester (2002) (Reino Unido). Entre os anos de 2003 e 2006 foi bolsista RECÉM-DOUTOR no Departamento de Oceanografia da FURG (Laboratório de Crustáceos Decápodes), onde desenvolveu projeto sobre a determinação da idade de crustáceos usando o método da lipofuscina. Ainda no ano de 2006 realizou um estágio PÓS-DOUTORAL durante 6 meses no Institute Maurice Lamontagne (Quebec, Canadá), onde trabalhou num projeto sobre ecologia e pesca do "Snow-Crab" (Chionoecetes opilio) Foi bolsista PÓS-DOC no Departamento de Ciências Fisiológicas da FURG (2006-2007) onde desenvolveu pesquisa em neurobiologia de crustáceos. Entre 2010 e 2012 foi bolsista de PRODUTIVIDADE EM PESQUISA (Comitê de Oceanografia). No ano de 2013, foi bolsista PÓS-DOC no âmbito do Programa Ciências Sem Fronteiras e trabalho, sob a supervisão do Dr. Tom Matheson (University of Leicester), em projeto sobre respirometria, comportamento e envelhecimento fisiológico de Schistocerca gregária. Tem experiência na área de ecologia, dinâmica de populações, oceanografia biológica e neurobiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: dinâmica de populações de crustáceos, determinação etária usando lipofuscina, envelhecimento e neurogênese em crustáceos e fisiologia e comportamento de insetos. Foi professor substituto (40h) do Departamento de Oceanografia (FURG) onde ministrou aulas nas disciplinas "Fundamentos do Processo Ecológico", "Fundamentos de Ecologia Aquática", "Ecologia de Populações e Comunidades" e "Biologia de Crustáceos Decápodes". Desde 2008 é Professor no Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), ministrando aulas de fisiologia humana e fisiologia animal comparada.
Fábio Everton Maciel
Possui graduação em Oceanologia pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG - (2004), mestrado (2006) e doutorado (2010) em Ciências Fisiológicas - Fisiologia Animal Comparada pela FURG. Atualmente é Professor Associado do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da FURG (2011). Atuou como Coordenador do PPG em Ciências Fisiológicas de 2019 à 2022. Na docência, ministra aulas de fisiologia humana e fisiologia animal comparada para os Cursos de Biologia Bacharelado, Tecnologia em Toxicologia Ambiental, Oceanologia e Licenciatura em Ciências (EAD). Na pesquisa, atua na área de Fisiologia Compara com ênfase em interação entre os organismos aquáticos (principalmente crustáceos) e os parâmetros ambientais como temperatura e oxigênio dissolvido. Recentemente, alguns modelos de insetos (grilo, cascudinho e mosca) também têm sido estudados frente à parâmetros abióticos e compostos naturais.
Isabel Soares Chaves
Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas (FURG- 2000), Mestre em Ciências Fisiológicas - Fisiologia Animal Comparada - (FURG-2003) e possui Doutorado em Oceanografia Biológica (FURG-2008). É professora vinculada à matéria Fisiologia Humana no Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Tem experiência nas áreas de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia Animal Comparada e Interações entre os organismos e o ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: alterações induzidas por agentes tóxicos e desreguladores endócrinos em alterações fisiológicas de vertebrados e no sistema imune de animais, bem como em cultura celulares. De 2015 a 2020 atuou na Coordenação de Curso do Curso Superior Tecnologia em Toxicologia Ambiental da FURG (2015-2016 - Coordenadora Adjunta; 2017 a 2018 - Coordenadora; 2019 a 2020 - Coordenadora Adjunta).
Luiz Eduardo Maia Nery
Possui graduação em Oceanologia pela FURG (1987), mestrado em Oceanografia Biológica pela FURG(1990) e doutorado em Ciências (Fisiologia Geral) pela USP (1999). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Tem experiência nas áreas de Fisiologia Animal Comparada, Zoologia e Interação entre os Organismos Marinhos e os Parâmetros Ambientais, atuando principalmente nos seguintes temas: adaptações fisiológicas de animais estuarinos, regulação endocrina, fisiologia da pigmentação e efeitos da radiação ultravioleta e de poluentes aquáticos.
Pablo Elias Martinez
Possui graduação em Medicina Veterinária - Universidad Nacional Del Nordeste (1981) e doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993). Atualmente é professor Titular da Fundação Universidade Federal do Rio Grande. Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia Animal Comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: hormônios esteróides, receptores nucleares, endocrinologia e efeitos de alterações induzidas por disruptores endócrinos, especialmente Bisfenol A em vertebrados e invertebrados.
Patrícia Dias Pantoja
Professora adjunta no Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande (ICB/FURG). Coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Yoga (NIEPY/FURG). Possui Graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestrado e Doutorado em Ciências do Movimento Humano pela mesma universidade, com período sanduíche (CsF/CNPq) na Universidade de Nice (França). Atuou como professora colaboradora na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Realizou estágio de pós-doutorado junto ao Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas na Universidade Federal do Pampa (Unipampa).
Priscila Aikawa
Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Cidade de São Paulo (2003), especialista em Fisioterapia Cardiorrespiratória e Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) pelo Departamento de Fisiopatologia Experimental. Professora Adjunta do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), R.S./Brasil.
Yuri Dornelles Zebral
Atualmente é professor adjunto na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), dando aulas na temática das ciências fisiológicas. Formado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pelotas, mestre pelo programa de Ciências Fisiológicas da FURG e doutor pelo mesmo programa. Possui experiência na área de ecotoxicologia e biologia experimental, usando diversos animais como modelos de estudo. Tem interesse em entender como poluentes afetam os diferentes níveis da organização fisiológica dos animais e como estes efeitos podem se traduzir em impactos para a saúde humana e ambiental, além de interesse em desenvolver estudos que contribuam para o avanço em políticas públicas de gerenciamento de risco e impactos relacionados à poluição. Atua como pesquisador vinculado ao Programa de Monitoramento da Biodiversidade Aquática (PMBA). No contexto desta rede, contribui com a avaliação de impactos causados pelo desastre de Mariana (rompimento da barragem de rejeitos da mineradora Samarco), exercendo atividade de coordenação das atividades envolvendo a utilização de biomarcadores ecotoxicológicos (subprojeto ecotoxicologia).
Matéria Genética
Adriana Gava
Possui graduação em Ciências Biológicas - bacharelado - pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994), mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Atualmente é professora associada no Instituto de Ciências Biológicas - Universidade Federal do Rio Grande (FURG). De 2005 a 2007 atuou como Coordenadora da Comissão de Curso do Mestrado em Biologia de Ambientes Aquáticos Continentais-FURG sendo desde 2005 docente desse curso. Possui experiência na área de Genética, com ênfase em Citogenética, e tem atuado principalmente nos seguintes temas: biodiversidade, planície costeira, citogenética de vertebrados, marcadores moleculares e morfometria.
Gabriela Pasqualim
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010), mestrado e doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013 e 2017). Atualmente é professora adjunta do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em genética humana, atuando principalmente nos seguintes temas: Doença de Fabry, MPS I, diagnóstico molecular e câncer.
Ralf Kersanach
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula (1984), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989) e doutorado em Genética - Technische Universitaet Braunschweig (1994). Atualmente é pós doutor da Universidade Federal do Rio Grande. Professor adjunto do Instituto de Ciências biológicas da Universidade Federal do Rio grande, RS. Área de atuação é genética de organismos aquáticos, com ênfase em genética população e microorganismos, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação de estoque pesqueiros de crustáceos, microbiologia ambiental, e sistemática molecular.
Matéria Morfologia
Ana Paula Horn
Graduada em Ciências Biológicas, 2002, pela UFRGS. Mestrado (2004) e Doutorado (2009) em Ciências Biológicas: Bioquímica pela UFRGS, com período sanduíche na Ludwig-Maximilians Universität (LMU) em Munique (Alemanha). Pós Doutorado junto ao INCT-Excitotoxicidade e Neuroproteção (UFRGS). Associado II, DE.
No ensino de graduação ministra aulas de Histologia para os cursos de Medicina, Ciências Biológicas Licenciatura e Ciências Biológicas Bacharelado. Na Pós Graduação ministra as disciplinas de Sistema Nervoso e Biologia Celular, junto ao PPG em Ciências Fisiológicas da FURG.
Sua linha de pesquisa é na área de Neurociências, focando nos mecanismos moleculares da neuroproteção e nos aspectos fisiológicos e morfológicos da neurodegeneração e neuroregeneração. Além disso, investiga possíveis efeitos antitumorais de compostos naturais em gliomas.
Na extensão coordena o projeto " Aprender Neurociências brincando", que através de oficinas lúdicas oferecidas às escolas e à comunidade em geral, possui o objetivo da popularização das Neurociências.
Antonio Sergio Varela Junior
Graduado em Medicina Veterinária, 2001, UFPel; Mestre em Veterinária, 2005, UFPel; Ass.II, DE.
Professor efetivo (DE) da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Medico Veterinário pela Universidade Federal de Pelotas (2001), Mestre em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal de Pelotas (2005) e Doutor em Aquicultura na Universidade Federal de Rio Grande. Ministra as disciplinas de Técnicas Histológicas, Histologia, Organologia, Biologia Celular e Embriologia. Pesquisador nas áreas de Criopreservação de Gametas e Embriões, Biologia Reprodutiva, Histologia, Morfometria, Estereometria e Biologia Celular. Atua na extensão desenvolvendo mídias digitais para o aprendizado da Histologia, Biologia Celular e Embriologia.
Marcelo Alves Vargas
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2003) e mestrado em Ciências Fisiológicas - Fisiologia Animal Comparada pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2005). Possui Doutorado no programa de pós-graduação em Ciências Morfológicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010) com conceito capes 7. Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia Comparada e Ciências Morfológicas (Histologia e Citologia e Biologia Celular) atuando principalmente nos seguintes temas: Radiação UV, Melatonina, Mudança de Cor, sistema nervoso, estresse oxidativo e Crustáceos.
Maria Cristina Oddone Franco
Graduada em Ciências Biológicas, 2000 - Facultad de Ciencias, Universidad de la República-UdelaR, Mestrado em Oceanografia Biológica, 2003, FURG; Doutorado em Ciências Biológicas - Zoologia, 2007, UNESP.
É graduada em Ciências Biológicas Bacharelado pela Facultad de Ciencias, Universidad de la República-FCien/UdelaR (Montevidéu, Uruguai, 2000). Inicia formalmente a pesquisa em Chondrichthyes (tubarões, raias e quimeras) no ano de 1998, no Instituto Nacional de Pesca, Ministério de Ganadería, Agricultura y Pesca-INAPE/MGAP, em Montevidéu (hoje, Direção Nacional de Recursos Acuáticos - DINARA). Em 2003 obtém o grau de Mestre, pelo Programa de Pós-Graduação em Oceanografia Biológica (Universidade Federal do Rio Grande-FURG) e em 2007 o grau de Doutor em Ciências Biológicas, na área de Zoologia (Universidade Estadual Paulista - UNESP). No ano de 2012, realiza um estágio de Pós-doutorado em Fisiologia Animal Comparada, no Instituto de Ciências Biológicas da FURG, onde atua a partir de 2013 como Professora Adjunta. Está filhada no setor de Morfologia, onde é responsável pelo Laboratório de Pesquisa em Chondrichthyes, da FURG, e também atua como curadora da Coleção de Chondrichthyes, que forma parte do Centro de Biodiversidade Subtropical (CBS), PROPESP/FURG. Na área da pesquisa, atua na área de Biologia do Desenvolvimento (Embriologia), Biologia da Reprodução, Taxonomia, Filogenia e Pesca e Conservação de Chondrichthyes. Coordena atualmente quatro projetos de pesquisa e orienta alunos de graduação (Iniciação Cinetífica) e pós-graduação (mestrado e doutorado). Na área da Extensão, coordena o projeto Tubarões de Mochila, orientado à Educação Inicial das escolas da cidade do Rio Grande; e possui um vínculo de colaboração com o Comando Ambiental da Brigada Militar (PATRAM) para a produção de laudos relativos à identificação de elasmobrânquios oriundos das apreensões de pesca ilegal. Na área de Ensino, leciona nos cursos de Graduação em Ciências Biológicas Bacharelado, Medicina, Toxicologia Ambiental e Educação Física, ministrando as seguintes disciplinas; Emnriologia Comparada, Práticas em Embriologia Comparada, Concepção e Gestação 1, Biologia Celular, Bioquimica Geral e Morfologia, Atividade de extensão I e Práticas extensionistas em Toxicologia Ambiental I. Na Pós-Praduação, atua como docente do quadro permanente no programa de Pós-Graduação em Oceanografia Biológica da FURG desde 2010, onde ministra a disciplina Biologia Reprodutiva em Chondrichthyes. Forma parte do Sistema Nacional de Investigadores (SNI-Uruguai), na área de Ciências Naturais e Exatas/Ciências Biológicas, pertencendo atualmente à categoria Nível I/Investigador Associado. Atua como revisora de 50 revistas indexadas nacionais e internacionais e é Editora de área do periódico Environmental Biology of Fishes. Em 2006, co fundou o periódico brasileiro Pan-American Journal of Aquatic Sciences no qual atuou como Editora de área até 2016. É membro do Grupo de Especialistas em Tubarões da União Internacional para Conservação da Natureza (Shark Specialist Group-SSG, Species Survival Commission-SSC, International Union for the Conservation of Nature-IUCN).
Rodrigo Desessards Jardim
Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas (1996), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Pelotas (2000) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Pelotas (2005). Atualmente é pesquisador da Universidade Federal de Pelotas e professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Produção de Carcaças e Carnes, atuando principalmente nos seguintes temas: histologia, carcaça, ovinos, morfologia e carne.
Matéria Toxicologia
Camila De Martinez Gaspar Martins
Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2002), Mestrado (2006) e Doutorado (2010) em Ciências Fisiológicas - Fisiologia Animal Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG.
Ensino: Docente do Instituto de Ciências Biológicas da FURG, está lotada na matéria Toxicologia e ministra as seguintes disciplinas para o curso de Tecnologia em Toxicologia Ambiental: Testes Toxicológicos e Toxicologia Ambiental II. Desenvolve o projeto de ensino - Metodologias alternativas como recurso didático para substituição do uso de animais em aulas práticas de fisiologia, com apoio financeiro do MEC.
Pesquisa: Atua na linha de pesquisa efeitos fisiológicos de poluentes com ênfase a iono e osmorregulação, eletrofisiologia e monitoramento ambiental por biomarcadores.
Extensão: Desenvolve projeto de extensão educacional para concientizar crianças e jovens sobre questões de qualidade ambiental.
Cristina Stenert Maltchik Garcia
Professora Adjunta do Instituto de Ciências Biológicas – ICB
Cristina Stenert é doutora em Ciências (Ciências Biológicas) pela Universidade Federal de São Carlos. Atua como professora adjunta do curso de Tecnologia em Toxicologia Ambiental e do Programa de Pós-Graduação em Biologia de Ambientes Aquáticos Continentais do Instituto de Ciências Biológicas da FURG. Desenvolve estudos nas áreas de contaminação ambiental e ecologia de organismos aquáticos, tendo especial interesse em pesquisas voltadas à ecotoxicologia aquática, restauração ecológica, variação climática e estratégias de resistência dos organismos em áreas úmidas naturais e impactadas por atividades humanas no Sul do Brasil.
Flávio Manoel Rodrigues da Silva Júnior
É Bolsista de Produtividade em Pesquisa - Nível 2, atualmente o Presidente da Sociedade Brasileira de Ecotoxicologia (Gestão 2021-2023), Membro do Conselho Fiscal da Sociedade Brasileira de Toxicologia (Gestão 2022-2024) e foi 2 Tesoureiro da Latin - American Association of Environmental, Experimental and Nanomaterials Toxicology (Gestão 2019-2022). Professor Associado II no Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Professor Permanente e Coordenador no PPG em Ciências da Saúde (FAMED-FURG) e líder dos Grupos de Pesquisas em Saúde Ambiental e em Ecotoxicologia Terrestre da Instituição. Possui graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado) pela Universidade Federal de Pernambuco (2006), mestrado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008) realizando seus trabalhos de dissertação na Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM-RS) e doutorado em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2012), com estágio sanduíche de doutorado (PDEE) realizado na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Até o momento, orientou 8 mestrados, 8 doutorados e 2 supervisões de pós-doutorado. Coorientou 3 mestrados e 3 doutorados. Atua nos seguintes temas: Toxicologia; Contaminação de ambientes terrestres, Poluição do ar, Mudanças Climáticas e Saúde Ambiental.
Juliana Zomer Sandrini
Graduada em Ciências Biológicas, 2002, UFSC; Mestre em Ciências Fisiológicas - Fisiologia Animal Comparada, 2005, FURG; Doutora em Ciências Fisiológicas - Fisiologia Animal Comparada; 2008, FURG; Adj I.DE.
Pesquisa: Possui experiência nas áreas de toxicologia, fisiologia e biologia molecular. Durante o seu mestrado, avaliou as respostas desencadeadas pelo cádmio em poliquetos estuarinos, utilizando diferentes ferramentas moleculares e bioquímicas. Já no doutorado, o foco central do estudo passou a ser o sistema de resposta ao dano de DNA em peixes, avaliando as respostas moleculares desencadeadas por diferentes agentes tóxicos neste sistema. Atualmente é orientadora junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas - Fisiologia Animal Comparada (PPGCF-FAC) desta Instituição, atuando nas seguintes linhas de pesquisa: Efeitos Fisiológicos de Poluentes e das Radiações, e Adaptações Bioquímicas e Biologia Molecular. Sua temática de pesquisa está baseada em estudar os mecanismos de ação dos agentes tóxicos sobre células e/ou organismos, com ênfase nas respostas moleculares envolvendo danos genotóxicos e oxidativos.
Ensino: Lotada na matéria Toxicologia. Atualmente ministra disciplinas de Biologia Celular, Toxicologia Celular, Toxicologia Sistêmica e Testes Toxicológicos para o curso de Tecnologia em Toxicologia Ambiental. Anteriormente ministrou as disciplinas de: Química Geral, Biologia Molecular e Introdução à Toxicologia Ambiental.
Extensão: Participa de projetos de extensão ligados principalmente à conscientização da comunidade quanto a problemas ambientais atuais. Neste sentido, estes projetos buscam através da contínua formação de professores da rede básica de ensino disseminar esta consciência ambiental na sociedade em geral.
Matéria Zoologia
Adriano Cavalleri
Atualmente é professor da Universidade Federal do Rio Grande e atua no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002), mestrado em Biologia Animal pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) e doutorado concluído pela mesma instituição (2012). Tem atuado como revisor em mais de 40 periódicos científicos e como editor da seção de Thysanoptera e Psocoptera da revista Zootaxa. Desenvolve projetos em colaboração com o CSIRO Ecosystem Sciences (Canberra, AUS); University of Halle (Halle, ALE); UFMG - Depto de Botânica (MG); UESB - PPG Genética, Biodiversidade e Conservação (BA); e no departamento de Zoologia da UFRGS. Tem experiência na área de ecologia e taxonomia de insetos, com ênfase em Thysanoptera. Desenvolve estudos na área de Ecologia de Comunidades e de interações inseto-planta.
Augusto Ferrari
Professor Adjunto - C (Nível I /DE) na Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2002), especialização em Gestão e Qualidade para o Meio Ambiente - PUCRS (2003) e doutorado em Biologia Animal, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2009). Realizou pós-doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal da UFRGS (PPG-BAN), dentro do programa de bolsas PNPD/CAPES (período de 10/2009 até 03/2014) e CAPES/FAPERGS (período de 07/2012 até 03/2014). Credenciado junto ao Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal da UFRGS (PPGBAN) como membro permanente, atuando em atividades de ensino e pesquisa, orientando alunos de doutorado e mestrado acadêmico. Experiência na área de Zoologia (Entomologia), com ênfase em Taxonomia e Morfologia de Grupos Recentes, atuando nas seguinte linhas: 1) Sistemática Filogenética 2) Taxonomia e Morfologia de Hemiptera (com ênfase em Pentatomidae); 3) Biogeografia Histórica.
Daniel Loebmann
Sou Doutor em Ciências Biológicas (Zoologia) pela UNESP-Rio Claro. Atualmente sou Professor Associado 1 e Diretor do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande. Leciono no curso de graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) as disciplinas de Zoologia dos Cordados, Diversidade Animal IV e Comportamento Animal. Atuo como colaborador no curso à distância de Licenciatura em Ciências, na disciplina Fenômenos da Natureza III e no curso presencial de Arqueologia na disciplina de Fundamentos da Zooarqueologia. Na pós-graduação estou vinculado ao quadro de pesquisadores permanentes dos Programas de Pós-graduação em Biologia de Ambientes Aquáticos Continentais da FURG e Biologia Animal da UFPel, atuando como orientador, nível mestrado e doutorado. Sou responsável pelo laboratório de Vertebrados da FURG e pelo laboratório de Necropsia do ICB. Lidero o grupo de pesquisa Vertebrados Subtropicais: Uma abordagem Multidisciplinar. Sou curador das coleções: Coleção Herpetológica da FURG, Coleção de Referencia de Peixes da FURG e coleção de Tecidos da FURG. Atuo como revisor de periódicos científicos do Brasil e do exterior. Sou um dos fundadores do periódico Pan-American Journal of Aquatic Sciences e fui editor chefe do periódico Check List Journal (2007-2009). Possuo mais de 120 artigos publicados nas áreas de taxonomia, ecologia e biogeografia de peixes, anfíbios e répteis, além sete capítulos de livros e cinco livros.
Paulo Juarez Rieger
Possui graduação em História Natural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(1974), mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(1986) e doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(1992). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio Grande, Revisor de periódico da Revista Atlântica, FURG - Rio Grande, Membro de corpo editorial da Revista Vitalle - FURG - Rio Grande, Revisor de periódico da cadernos de ecologia Aquática - Furg - Rio Grande, Revisor de periódico da cadernos de ecologia Aquática - Furg - Rio Grande, Revisor de periódico da cadernos de ecologia Aquática - Furg - Rio Grande e Revisor de periódico da Revista Brasileira de Zoologia (Online). Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Morfologia dos Grupos Recentes. Atuando principalmente nos seguintes temas:Desenvolvimento larval, uca, Crustacea Decapoda, Ocypodidae, Desenvolvimento Pós-embrionário.
Rogério Tubino Viana
Sou Doutor em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2007), onde também concluí um pós-doutorado (2008). Me tornei Mestre em Zootecnia (Piscicultura) pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2001) e obtive a graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (1998). Atuei na Universidade Federal de Sergipe (2009-2010) no Curso de Engenharia de pesca, na Universidade Federal de Santa Catarina - Campus Curitibanos nos cursos de Ciências Rurais e Medicina Veterinária (2010-2013) e atuo na FURG desde julho de 2013, onde me tornei Professor Associado II, junto ao Instituto de Ciências Biológicas (ICB). Estou credenciado no Programa de Pós-graduação em Biologia de Ambientes Aquáticos Continentais, no qual atuo como docente desde 2014 nas áreas de parasitologia e simbiose de organismos aquáticos dulcícolas e estuarinos. Tenho interesse em taxonomia, sistemática e filogenia de Platyhelminthes, principalmente pelos Neodermata. Atuo na graduação nos cursos de Ciências Biológicas Licenciatura e Bacharelado da FURG. Recentemente criei o GIBI - Grupo de ilustração biológica, que atuará na formação de ilustradores científicos e dentro do Centro de Biodiversidade Subtropical da FURG auxiliando os pesquisadores com ilustrações.