Informamos que foram prorrogadas até às 17h de hoje (13/11/2018) as inscrições para coordenador e coordenador adjunto dos programas de pós-graduação  e cursos de graduação do Instituto de Ciências Biológicas - ICB

O Conselho do Instituto de Ciências Biológicas aprovou em reunião de 31/10/2018, o regulamento das Eleições para Coordenador e Coordenador Adjunto dos cursos de Graduação e Pós Graduação do ICB- Biênio 2019-2020. O Calendário segue abaixo.

 

Para para o regulamento clique aqui.

 

Para o calendário, clique aqui.

 

Para os formulários, clique nos links abaixo:

 

Agroecologia

 

Ciências Biológicas - Bacharelado

 

Ciências Biológicas - Licenciatura

 

Licenciatura em Educação do Campo

 

PPGBAC

 

PPGCF

 

Pós Especialização em Dependência Química

 

Pós Especialização em Diversidade Vegetal

 

Tecnologia em Toxicologia Amiental

 

 


Nos dias 12 e 13 de Setembro de 2018 ocorrerá a eleição on line para Coordenação do Curso de Licenciatura em Educação do Campo.

Proceda a votação no link www.consultas.furg.br.

Você pode consultar se está apto a votar nos arquivos disponíveis:

Docentes

Discentes

 

Chapa Homologada no Processo de Eleição para Coordenador e Coordenador Adjunto do Curso de Licenciatura em Educação do Campo - Biênio 2018-2020

 

Chapa 1:

Coordenador: Prof. Ezequiel Cesar Carvalho Miola

Coordenador Adjunto: Prof. Eduardo Antunes Dias

 

 


O Conselho do Instituto de Ciências Biológicas aprovou em reunião de 31/08/2018, o regulamento das Eleições para Coordenador e Coordenador Adjunto do curso de Licenciatura em Educação do Campo - Ênfase em Ciências da Natureza e Ciências Agrárias - Biênio 2018-2020. O Calendário segue abaixo, para o formulário de inscrição clique aqui e para o regulamento clique aqui.


Data

Atividades

03/09/18 à 04/08/18

Inscrição de candidatos para Coordenador e Coordenador Adjunto, até às 17h do dia 04 de Setembro de 2018.

05/09/2018

Divulgação dos candidatos homologados.

06/09/2018

Prazo final para impugnação de candidatos inscritos.

07/09/2018

Divulgação da lista de aptos a votar dos dois segmentos para cada Eleição.

08/09/2018 à 11/09/2018

Período de campanha

12/09/2018 à 13/09/2018

Eleições “online” das 8h do dia 12 de Setembro de 2018 até às 17h do dia 13 de Setembro de 2018.

14/09/2018

Divulgação dos resultados das Eleições.

17/09/2018

Prazo final para entrada de recursos.

18/09/2018

Divulgação dos resultados das Eleições após recursos.

 

 

 


Processo Seletivo de Mestrado ingresso 1-2019 PPGBAC

Clique aqui para obter o PDF

 

 


 

 

 


 

Dia de semana

06/08/2018

Segunda-feira

07/08/2018

Terça-feira

08/08/2018

Quarta-feira

09/08/2018

Quinta-feira

10/08/2018

Sexta-feira

Atendimento

Negociação de vagas

Apenas alunos do curso de Ciências Biológicas Bacharelado

Apenas alunos do curso de Tecnologia em Toxicologia Ambiental

Apenas alunos do curso de Ciências Biológicas Licenciatura

Expediente interno

 

 

 


Palestra:

Bem-estar psicológico e os desafios da vida universitária

 

 


 Resultado da eleição para coordenadores adjuntos dos programas de pós-graduação do ICB: PPGBAC e PPGCF.

 

 


Está aberta a votação para Coordenação Adjunta dos Programas de pós-graduação em Ciências Fisiológicas e Biologia de Ambientes Aquáticos Continentais do ICB.

Proceda a votação no link www.consultas.furg.br.

Você pode consultar se está apto a votar nos arquivos disponíveis:

Alunos PPGBAC

Alunos PPGCF

Professores PPGBAC

Professores PPGCF

 

PARTICIPEM!

 

Comissão de Eleição do ICB

O evento ocorrerá na Universidade Federal do Rio Grande, de 31/05 a 02/06.

Programação incrível:
Empreendedorismo, nanotecnologia, neurociência, inclusão, fisiologia etc.

Mais informações em www2.fesbe.org.br.

 

 

 


Enceram-se no próximo dia 18 o prazo para as submissões de resumos de trabalhos para a XII Reunião Regional da Federação de Sociedades de Biologia Experimental – FeSBE, que acontece esse ano na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). O evento acontecerá entre os dias 31 de maio e 2 de junho, no Centro Integrado de Desenvolvimento Costeiro.

Segundo uma das coordenadoras do evento, professora Ana Votto, somente poderá encaminhar resumos o autor que tenha pago a taxa de inscrição e que a compensação bancária é concluída em até três dias úteis.

A Reunião terá como temática “A Biologia Experimental e a Biotecnologia no Sul do Brasil” e tem como objetivo promover o intercâmbio entre os professores/pesquisadores, incentivando e difundindo a ciência, e estimulando áreas estratégicas para a região.

 

Contato profa. Ana Votto - 991433704

 

 


Semana de acerto de matrículas do 1° semestre de 2018 – ICB:

 

 

Dia de semana

05/03/2018

Segunda-feira

06/03/2018

Terça-feira

07/03/2018

Quarta-feira

08/03/2018

Quinta-feira

09/03/2018

Sexta-feira

Atendimento

Matrícula dos calouros e Acolhida

Apenas alunos do curso de Ciências Biológicas Bacharelado

Apenas alunos do curso de Ciências Biológicas Licenciatura

Apenas alunos do curso de Tecnologia em Toxicologia Ambiental

Expediente interno

 

 


Data Dia Turno
29/01 Segunda Manhã
27/02 Terça Tarde
28/03 Quarta Manhã
25/04 Quarta Tarde
24/05 Quinta Manhã
28/06 Quinta Tarde
27/07 Sexta Manhã
31/08 Sexta Tarde
24/09 Segunda Manhã
29/10 Segunda Tarde
27/11 Terça Manhã
18/12 Terça Tarde

 

 


Entre os dias 8 e 17 de janeiro, sete alunos de graduação (Ciências Biológicas - Zoologia) e três professores da University of Leicester, do Reino Unido, estarão em Rio Grande para um curso de verão, organizado por professores do Instituto de CiênciasBiológicas (ICB), Duane Fonseca, e do Instituto de Oceanografia (IO), Grasiela Pinho, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Durante os nove dias, professores e alunos de pós-graduação do IO e ICB ministrarão aulas em campo e em laboratório.

Esta é a terceira temporada do curso. A atividade integra a grade curricular de alunos de Ciências Biológicas da University of Leicester.

O grupo chegou à cidade na tarde do dia 8/1, quando houve uma palestra de boas-vindas.

As atividades de campo iniciaram na terça-feira (9/1), com uma saída de campo nas marismas da Ilha da Pólvora e Ilha dos Marinheiros. No dia seguinte, o grupo seguiu para a ESEC do Taim, para a observação da fauna e flora, com especial atenção para a observação de pássaros – hobby extremamente popular para os ingleses. Nesta oportunidade também foram demonstradas técnicas de coleta de insetos, assim como observação da biodiversidade da entomofauna da região. Na quinta-feira (11/1) o grupo seguiu para a Praia do Hernemegildo, onde foi feita a prospecção de fósseis nos Concheiros e observação de aves migratórias, mamíferos marinhos e répteis na praia.

Na sexta-feira, a programação foi um aula prática em ecotoxicologia e ecofisiologia que consistiu em experimentos com invertebrados para avaliar os efeitos da exposição à herbicidas e hipoxia no na atividade de algumas enzimas e no comportamento dos animais.

No sábado, o grupo participará de uma atividade científica-ambiental de coleta de lixo na Praia do Cassino. O lixo será coletado seguindo uma metodologia científica pré-estabelecida. Após, será feita uma visita guiada na Estação Marinha de Aquicultura da FURG. Após o domingo livre, na segunda-feira (15/1), o grupo embarcará na Lancha Oceanográfica Larus e navegará pelo estuário, fazendo coletas de zooplâncton e parâmetros físico-químicos, além da observação de mamíferos marinhos.

No último dia de curso, terça-feira, os alunos trabalharão nos dados coletados ao longo de todas as saídas e elaborarão relatórios e apresentações sobre todas as atividades desenvolvidas durante o curso. Em 17 de janeiro, o grupo retorna para a Inglaterra, onde darão continuidade ao trabalho desenvolvido durante o curso na FURG.

Este curso dá continuidade às atividades desenvolvidas no âmbito do Memorando de Entendimento, estabelecido em maio de 2015, entre a FURG e a University of Leicester. Por este Memorando, as duas instituições concordaram em promover e desenvolver a cooperação nas áreas de Ciências Biológicas e Oceanografia Biológica, Física, Química e Geológica, através de programas cooperativos de ensino e pesquisa.

 

 


No primeiro semestre de 2018, a FURG irá sediar a 12ª Reunião Regional da Federação de Sociedades de Biologia Experimental. O evento ocorrerá entre os dias 31 de maio e 2 de junho, no Cidec-Sul e está sendo organizado pelo Instituto de Ciências Biológicas - ICB.

Com a temática “A Biologia Experimental e a Biotecnologia no Sul do Brasil”, a reunião tem como objetivo promover o intercâmbio entre os professores e pesquisadores, incentivando e difundindo a ciência, e estimulando áreas estratégicas para a região.

Segundo uma das coordenadoras da atividade, professora Ana Paula Votto, da FURG, o evento tem importância fundamental na formação de graduandos e pós-graduandos da região, além de procurar despertar a vocação de jovens cientistas, oferecendo cursos e palestras voltados a este público.

A programação contará com sessões de painéis, conferências e conferências plenas apresentadas ao grande público, módulos temáticos, e simpósios, que ocorrerão sobre diversos temas simultaneamente, além de cursos ofertados durantes os três dias do evento. Dentre os módulos temáticos, dois terão como foco principal os estudantes do ensino médio e graduandos da licenciatura.

“Sem dúvidas, a oportunidade de sediar este evento, reunindo em nossa universidade pesquisadores de destaque nacional e internacional de grande relevância científica será uma experiência única para um amplo espectro de público no sentido de conhecer e discutir aspectos de diversas áreas da ciência”, ressaltou a coordenadora.

Outras informações sobre as inscrições serão divulgadas em breve e podem ser acessadas no http://www2.fesbe.org.br/

 

 

 


 

Resultado aqui

 

 


ICB divulga Curso teórico de manipulação de animais para experimentação.

 

 


ICB divulga Guia de medidas para acidentes com substâncias químicas.